domingo, 16 de janeiro de 2011

Nota sobre a repressão policial aos protestos pacíficos de Bil'In (do PT)

1) NOTA DO PT

Nota sobre a repressão policial aos protestos pacíficos de Bil'In

O Partido dos Trabalhadores manifesta seu repúdio à violência adotada pela polícia israelense contra os manifestantes na cidade palestina de Bil'In, que têm levado a cabo protestos pacíficos contra a construção ilegal do muro pelo Governo israelense, que os mantêm separados de suas terras.
Contra as atitudes violentas da polícia israelense, organizações e partidos de esquerda israelenses realizaram um protesto pacífico no sábado, dia 1o. de janeiro, em frente ao Ministério da Defesa. A repressão policial contra esta manifestação foi um atentado à liberdade de expressão e de organização política. Os manifestantes foram golpeados e em alguns casos presos, como é o caso de Moshe (Mossi) Raz, ex-parlamentar do Meretz.
Condenamos também a aprovação, no dia de ontem, pelo parlamento de Israel, de uma lei que permite processar organizações que critiquem a conduta das forças armadas israelenses.
Conclamamos as organizações que defendem a paz na região, bem como a convivência entre o Estado de Israel e um Estado palestino, coeso, seguro, democrático e economicamente viável, dentro das fronteiras de 1967, a condenar estas atitudes do atual governo israelense e a exigir o respeito à democracia e aos acordos internacionais.

Brasília, 6 de janeiro de 2011.

Secretaria de Relações Internacionais
Partido dos Trabalhadores

2) MENSAGEM DO URY ELDAR

Camaradas, 12/1/2011

Nós, Meretz, apreciamos profundamente o apoio oferecido pela Secertaria de Relações Internacionais do PT, em nota enviada a este partido, contra a prisão de Moshe Raz e outros ativistas, e contra as agressões do governo contra a população civil, seja árabe, palestina ou israelense.

Neste momento terrível, quando forças da direita estão se levantando contra movimentos democráticos e partidos de esquerda em Israel e suas organizações de direitos humanos e civis e pacifistas, todo o apoio internacional é muito mais importante do que pode parecer à primeira vista.

Leis de emergência estão sendo votadas a todo momento para refrear os ativistas de esquerda, incluindo a ameaça de perda da cidadania, a classificação de nossas instituições como "terroristas" e seu apoio a "atividades terroristas".

Não há somente más notícias: nós também não estamos paralisados em face dos fatos que se apresentam. Neste sábado, todos os partidos e organizações de esquerda se juntarão sob a égide do Meretz, Paz Agora e Hadash, uma coalizão para tentar lutar contra o avanço da direita radical.

Lembramos que o Brasil já viveu esses momentos, e o PT, junto com forças populares de libertação, saiu vencedor deste processo, apesar do alto custo em vidas e profundas feridas, então agora buscamos sua ajuda.

Por fim, desejamos uma união mais profunda entre nossos partidos políticos, considerando um futuro acordo entre nossos movimentos, mais do que uma simples necessidade atual, da idéia de um socialismo universal, mas como um imperativo de dar assistência às pessoas envolvidas nesta triste situação de luta pelos direitos humanos, os direitos do povo palestino por um estado soberano ao lado de Israel e o fim do racismo em Israel.

Juntos venceremos.

Atenciosamente,

Ury Eldar
Presidente
Fórum Sócio-Ambiental
Meretz

Nenhum comentário: